terça-feira, 22 de maio de 2018

E a B12?


A questão da B12(cobalamina ou cianocobalamina) é tão simples e complicam.  

Esta vitamina precisa de pouca reposição pois necessitamos apenas de pequenas quantidades
Produzida por bactérias no intestino dos animais herbívoros, devido a uma alimentação crudívora, viva(e por isso dizem que é de origem animal) é depois absorvida no íleo(parte final do intestino delgado).
Esta é a B12 biodisponivel, a que o nosso organismo assimila e que fica acumulada no fígado(50 a 90 %) de 4 a 7 anos.

Quando há deficiência de B12 é geralmente devido à deficiência na produção de factor intrínseco(uma proteína), necessário para a absorção da cobalamina.
Pode sempre suplementar porque a B12 é hidrosolúvel e o excesso é excretado pela urina.

Alguns alimentos de origem vegetal, algas por exemplo, também possuem a cobalamina na sua constituição, como um análogo inactivo de vitamina B12 e portanto inapropriado a digestão humana. Plantas não sintetizam nem armazenam vitamina B12, sendo a principal fonte desta vitamina nos animais por síntese microbiana.

A vitamina B12 apenas existe nos vegetais que possuem associação com bactérias que a produzam, o que é mais comum em criações orgânicas. Mesmo assim, a quantidade de B12 nessa plantas cultivadas de forma orgânica é insignificante para as necessidades humanas (possivelmente devido à alimentação não natural, não crudívora, o órgão que no ser humano exerce a síntese microbiana, o apêndice ileocecal, tenha perdido grande parte das suas funções).

Não confiem em nenhum tipo de alimento, levedura (de cerveja ou outra), que não seja "reforçado" ou utilize plantas como fonte de B12.

Fontes:
Dr. George Guimarães, Nutriveg
www.nutriveg.com.br

Dr. Eric Slywitch, "Alimentação sem carne"
www.alimentacaosemcarne.com.br/

 “Muda o Mundo”
www.mudaomundo.org

Como assegurar/suplementar B12?

Tudo (ou quase tudo) sobre a B12 [clique aqui]

Sem comentários: