quarta-feira, 11 de junho de 2014

Za'atar, Zahtar, Zaatar ou Zahatar

Mistura de ervas, especiarias e condimentos devidamente pilados. Ingredientes: gergelim, coentros, orégãos, manjerona, sal refinado, corantes e acidulantes ácido cítrico. É salpicada sobre vegetais ou usada para pastas. Pode ser misturado com azeite a distribuído no pão ou na massa de pastéis antes de assar. Use sobre queijos vegetais ou apenas misturados com azeite para ser comido com pão

Essa mistura é de origem árabe e é tradicionalmente feita com gergelim, tomilho e sumagre que confere acidez. O nome vem de seu principal ingrediente, o zahatar, uma espécie de tomilho que cresce Oriente Médio. Outras especiarias podem ser incluídas na mistura, como o cominho, casca de limão, coentro, anis, etc. de acordo com a região de origem.

A receita abaixo tem um pouco de pimenta-da-jamaica e não leva sal. Eu prefiro colocá-lo de acordo com a receita onde ele será usado.

Utilização
O zatar é muito usado em pães e com azeite em torradinhas de pão pita. Fica bom!
Também pode temperar assados, grelhados e ensopados ou em marinada misturado a um líquido.
Fica óptimo em vegetais diversos e em molhos para saladas. Combina com batatas.


Ingredientes
6 colheres de sopa de orégano desidratada
4 colheres de sopa de tomilho desidratado
1 e 1/2 colher de sopa de sumagre
1 colher de chá de pimenta da jamaica (umas 6 inteiras)
1/4 de xícara de sementes de gergelim tostadas

Se você tiver um moedor de especiarias elétrico, moa as ervas com o sumagre e a pimenta-da-jamaica até virarem pó. Junte o gergelim e misture.
Se você não tiver moa as especiarias no liquidificador.
Caso prefira pode amassar as ervas com as mãos, esfregando uma mão na outra, e passá-las por uma peneira e juntar pimenta-da-jamaica em pó, o sumagre e o gergelim.

Sem comentários: