quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

FALTA DE INFORMAÇÃO??!


A questão é simples:

- Alimentação vs Nutrição
- Alimentos vs Nutrientes

Vejamos,

Alimentação é o processo de assimilar os alimentos;
Alimentos são todas as substâncias utilizadas pelos animais como fontes de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais.

Nutrição é um processo biológico em que os organismos (animais e vegetais), utilizando-se de alimentos, assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais;
Nutrientes são componentes dos alimentos que consumimos.
Estão divididos em macronutrientes (carbohidratos, proteínas e gorduras) e micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras).

Nos macronutrientes é que estão os valores calóricos dos alimentos.

Os carbohidratos, presentes nos pães, cereais, biscoitos, frutas, massas e tubérculos, têm propriedades energéticas, sendo, na sua maioria, convertidos em glicose. Cada grama de carboidratos fornece 4 kcal ao organismo.

As proteínas, encontradas em vegetais como feijões, lentilha, grão, ervilha, soja e seus derivados, em especial o tofu (proteína vegetal), são essenciais pois regulam a concentração muscular, a produção de anticorpos, a dilatação e contração dos vasos sangüíneos, processo que regula a pressão arterial, entre outras funções. Contém 4 kcal por grama.

As gorduras e os óleos vegetais, são os nutrientes mais calóricos: cada grama possui 9 kcal. Razão pela qual devemos procurar consumi-las com moderação, embora sejam importantes pelo fornecimento de ácidos gordos(omega 3, omega 6, omega 9) e favorecerem a assimilação de importantes vitaminas.

Os micronutrientes (vitaminas, minerais, água e fibras) exercem outras funções no organismo.

A água, por exemplo, é elemento vital para o nosso organismo, desempenhando trabalho importantíssimo na digestão, na absorção de nutrientes, circulação e excreção.

As vitaminas e minerais, presentes nas frutas, verduras e legumes, são essenciais nos processos digestivos, na circulação sanguínea, no funcionamento intestinal além do sistema imunológico.

As fibras encontram-se exclusivamente e unicamente nos alimentos de origem vegetal. Como tal, a carne e derivados, peixe, ovos e lacticínios não possuem qualquer indício de fibra.

Existem dois tipos de fibra, as fibras insolúveis em água e as fibras solúveis em água. No primeiro grupo encontram-se sobretudo os farelos dos cereais, sendo formada por celulose, hemicelulose, e por vezes lignina. É a lignina que confere às fibras uma consistência rígida e firme.
No segundo grupo, das fibras solúveis em água, os alimentos mais comuns são o farelo de aveia e sementes, tais como sementes de linho e também as frutas. Este segundo grupo de fibras é formado por substâncias viscosas, como a goma, mucilagens e pectina.

Os Micronutrientes
Os micronutrientes não fornecem energia ao organismo, no entanto são essenciais para o seu bom funcionamento, desempenhando outras funções como por exemplo função reguladora e função plástica. Existem em menores quantidades nos alimentos do que os macronutrientes, sendo também necessários em menores quantidades.

Os micronutrientes são vitaminas lipossolúveis, vitaminas hidrossolúveis, Minerais e oligoelementos.
São nutrientes necessários para a manutenção do organismo, embora sejam requeridos em pequenas quantidades, de miligramas a microgramas. Fazem parte deste grupo as vitaminas e os minerais. São nutrientes essenciais e devem estar presentes na alimentação diariamente. O déficit pode provocar doenças ou disfunções e o excesso, intoxicações. Por isso, a dieta deve ser sempre equilibrada e variada.

Vitaminas
São compostos orgânicos, que não podem ser sintetizados pelo organismo. Encontram-se em pequenas quantidades na maioria dos alimentos. São essenciais para o bom funcionamento de processos fisiológicos do corpo.  São substâncias extremamente frágeis, podendo ser destruídas pelo calor, ácidos, luz e certos metais. Suas principais propriedades envolvem dois mecanismos importantes: o de coenzima (substância necessária para o funcionamento de certas enzimas que catalisam reações no organismo) e o de antioxidante (substâncias que neutralizam radicais livres).

Hipovitaminose: Carência parcial de vitaminas.
Avitaminose: Carência extrema ou total de vitaminais.
Hipervitaminose: Excesso de ingestão de vitaminas.
Pró-vitaminas: Substâncias a partir das quais, o organismo é capaz de sintetizar vitaminas. Ex: carotenos (pró-vitamina A) e esteróis (pró-vitamina D).
Complexo vitamínico: Conjunto de diversas vitaminas.

Classificação:

Vitaminas lipossolúveis:
São as vitaminas A, D, E e K, solúveis em gorduras. São encontradas em alimentos essencialmente lipídicos. Necessitam da bilis para sua absorção e são transportadas via circulação linfática. Podem ser armazenadas e suas funções são geralmente estruturais.

Vitamina A:
Pode ser encontrada na forma de retinol (pré-formada), que é a sua forma natural. Sendo encontrada apenas em alimentos de origem animal e usualmente associada ás gorduras. Ou na forma de beta-caroteno (pró-vitamina A). É o precursor da vitamina A, encontrado nos alimentos de origem vegetal.
Funções: Crescimento e desenvolvimento dos tecidos, capacidade antioxidante, funções reprodutivas, integridade dos epitélios e importante para a visão.
Carência: Queratinização das membranas de mucosas que revestem o trato respiratório, tubo digestivo e trato urinário. Queratinização da pele e do epitélio do olho. Alterações na pele, insônia, acne, pele seca com descamações, diminuição do paladar e apetite, cegueira noturna, úlceras na córnea, perda de apetite, inibição do crescimento, fadiga, anormalidades ósseas, perda de peso nos últimos 3 meses e aumenta a incidência de infecções.
Excesso: Dores nas articulações, afinamento de ossos longos, perda de cabelo e icterícia.
Fontes alimentares: Fontes de carotenos presentes na cenoura,, abobrinha, moranga, batata doce, manga, melão, mamão, pimentão vermelho, brócolis, vegetais verdes folhosos, agrião, espinafre e etc.
Necessidades diárias: 900µg RAE para homens e 700µg RAE para mulheres.

Vitamina D:
É um pré-hormônio do tipo de esterol e sua base precursora na pele humana é o lipídeo 7-deidrocolesterol. É fabricada principalmente quando há exposição do corpo ao sol.
Funções: Fundamental para a absorção de cálcio e fósforo. Ajuda no crescimento, resistência dos ossos, dos dentes, dos músculos e dos nervos.
Carência: Formação anormal dos ossos. Raquitismo  e osteomalácia.
Excesso: Hipercalemia, dor óssea, enfraquecimento e falhas no desenvolvimento e depósito de cálcio no tecido renal.
Fontes alimentares:  levedura de cerveja e em alimentos enriquecidos.
Necessidades diárias:  5 a 10mcg para homens e mulheres.

Vitamina E:
É conhecida com tocoferol. É um óleo amarelo, estável em ácidos e no calor, insolúvel em água. Oxida muito lentamente, o que lhe dá um papel importante antioxidante.
Funções: Antioxidante.
Carência: Anemia hemolítica, distúrbios neurológicos, neuropatia periférica e miopatia esquelética.
Excesso: Não existe toxicidade conhecida.
Fontes alimentares: Óleos vegetais (milho, oliva e algodão), nozes, amêndoa, avelã, gérmen de trigo, abacate, aveia, batata doce, vegetais verdes e frutas.
Necessidades diárias: 15mg para homens e mulheres.

Vitaminas hidrossolúveis:
São as vitaminas solúveis em água. Fazendo parte deste grupo as vitaminas do complexo B e a vitamina C. Apresentam menos problemas de absorção e transporte. São conduzidas via circulação sistêmica e excretadas pelas vias urinárias. Não podem ser armazenadas, exceto no sentido geral de saturação tecidual. As vitaminas do complexo B funcionam principalmente como coenzimas no metabolismo celular. Já a vitamina C é um agente estrutural vital e antioxidante.

Os sais minerais e os oligoelementos são micronutrientes e tal como o nome indica são necessários em pequenas quantidades, sendo que os sais minerais são necessários em quantidades maiores do que os oligoelementos.

As suas funções são: integrar a estrutura tecidular, participar em sistemas enzimáticos, manutenção equilíbrio hidroelectrolítico, auxiliar a função celular e a função nervosa e o crescimento.
Ferro Zinco Cobre Manganês Selênio Cromo Iodo Flúor Enxofre Arsénio Boro Molibdênio Cobalto Estanho Níquel Vanádio Silício

Continuando.
Enquanto Vegana a minha preocupação (além da ética) é simplesmente a nutrição e os nutrientes que eu necessito para viver! Se estivermos informados, nutricionalmente, somos mais saudáveis e portanto mais felizes.

"Faz do teu alimento o teu medicamento"
Hipócrates

Penso exactamente assim e se me posso alimentar sem o sofrimento de outros animais MELHOR!

Questão:
"Por outro lado se não se comessem animais, onde iríamos buscar comida para o mundo?"
Mais desinformação!

Sabia que:


- são necessários cerca de 7 kg de cereais e soja, para produzir 1 kg de carne??
Bastaria que reduzissem o seu consumo de carne em 10%, para que mais 100.000.000 pessoas pudessem ser alimentadas com os cereais assim poupados. Foi demonstrado que se toda a população mundial fosse vegetariana, tudo aquilo que se dispende na produção animal poderia alimentar 10 biliões de pessoas, ou seja, mais do que a população humana que se prevê existir em 2050.


- para se produzir 1kg de batatas são necessários cerca de 50 litros de água e para se produzir 1 kg de trigo são necessários cerca de 42 litros, no entanto para se produzir 1kg de carne de vaca são necessários 43.000 litros de água?


Sabia que:

A fome mata 40 mil pessoas por dia no mundo. Segundo a ONU, a fome atinge 800 milhões de pessoas em todo mundo. A criação de gado consome 1/3 dos grãos produzidos na terra e ocupa 24% das terras disponíveis no planeta estão disponibilizadas para pastos.


São necessários 35 litros de água por dia para sustentar um boi e de 90 litros por dia para sustentar uma vaca leiteira (dados da FAO – Food and Agriculture Organization). A indústria da carne é responsável por mais de metade da água consumida para todos os fins.


Na questão da terra, temos cerca de 80% das áreas cultiváveis usadas para a criação de animais. Num hectare de terra podem ser plantados 22.500 kg de batatas, mas, na mesma área, só podem ser produzidos 185 kg de carne bovina (dados da FAO).


Estudos patrocinados por entidades ecológicas norte-americanas concluem que mais de 1 bilhão de pessoas poderiam se alimentar com os grãos, sobretudo soja, destinados à alimentação do rebanho bovino norte-americano. E mais: a economia em grãos conseguida se os americanos reduzissem em apenas 10% o consumo de carne seria suficiente para alimentar o mesmo número de pessoas que, segundo os estudiosos, morre de fome no mundo a cada ano (fonte: Como Defender a Ecologia, ed Nova Cultura).

Acho que não preciso dizer mais. Factos evidentes.

Questão:
"Perdoem-me mas acho que que esse tipo de alimentação é um luxo, que não deve ser barato, a que só alguns se podem dar."
Mais desconhecimento!

Luxo? Porquê? (tenho que rir, desculpem). O que pensam que eu como e os vegetarianos em geral?
Quanto custa 1 kg de carne?(proteína animal) e 1 kg de feijão/grão/soja/lentilhas?(proteína vegetal)
Eu gasto MUITO menos sendo vegetariana porque os alimentos vegetais são mais baratos do que os animais, além de mais saudáveis.


A maioria das pessoas pensa erradamente que nós somos alienados ou que só comemos alface.



Vegetarianos INFORMADOS não tem problemas de saúde!

Vegetarianos CONSCIENTES estão INFORMADOS!!!

Vegetarianos Inteligentes e Informados TEM MAIS QUALIDADE de VIDA!



Informe-se!
Pense bem!

Seja Vegetariano!

Pelos Animais!

Pela Saúde!

Pelo Planeta!

Pela Ética!

Contra a fome Mundial!

Sem comentários: