quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Quinoa, um dos alimentos mais completos que existe de origem vegetal


Quem nunca experimentou pelo menos já deve ter ouvido falar na quinoa ou quinua real (a variedade com maior conteúdo de proteínas e saponina e que tem grãos mais claros e graúdos).

História
Consumida há mais de 500 anos pelo povo inca, ela ainda é pouco conhecida no Brasil. O grão integral, não processado e com uma grande quantidade de fibras, aterrissou por aqui cerca de três anos atrás, importado da Bolívia. Porém, as sementes começaram a ser pesquisadas no nosso país na década de 80, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do governo federal, que estuda sua adaptação nos solos frios e altos da Região Sul.
Grão rico em fibras, segundo a empresa Quinua Real Brasil (que importa o produto), o alimento é considerado o melhor de origem vegetal para consumo humano e foi selecionado pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração. “Embora a versão boliviana apresente maiores propriedades nutricionais, até por ser cultivada há muitos anos naquele solo, a diferença entre elas é pequena. A boa notícia é que, segundo pesquisas da Embrapa, os grãos cultivados em solo brasileiro já contêm de 1% a 3% mais fibras”, afirma Gabriella Guerreiro Pereira, da Nutrienssencial Consultoria Nutricional, de São Paulo.

São muitos os benefícios nutritivos da quinoa. Ela é considerada uma ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitamina e minerais. Para começar, cada grão tem 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa e que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal, como carne e ovos. “Ela atua para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, auxiliando na recuperação de tecidos e células, sendo com isso muito importante para o ganho de massa muscular”, explica o nutrólogo Edson Credidio, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). “Além disso, esses dois aminoácidos (a lisina e a metionina) estão relacionados ao desenvolvimento de inteligência, rapidez de reflexos e outras funções, como memória e aprendizagem”, diz o especialista.


Saciedade
Mas além do fato de ser rica em proteínas e uma excelente fonte de carboidratos complexos, o grão tem outro ponto de destaque. “Ele esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de outras, maléficas, nas artérias. Esse trio de nutrientes controla a liberação de glicose, tendo papel sacietógeno, porque possui boas doses de triptofano, um outro aminoácido importante e que está ligado à produção de serotonina (substância que ao ser liberada garante a sensação de felicidade, bom humor e saciedade)”, afirma Credidio.
“Esse novo herói do prato saudável controla a liberação de glicose, impedindo aquele sobe-e-desce do açúcar no sangue, que dá fome rapidinho”, sentencia. Segundo ele, essa mistura de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten (ideal para quem é alérgico) somam mais pontos na ficha nutricional da quinoa.


De que maneira consumir?

A quinoa é comercializada em diferentes formas: grãos, farinha e flocos, além de derivados como macarrão e, agora, barra energética. “Os grãos, por exemplo, podem ser incorporados a saladas, bolinhos, cuscuz, tabule, com legumes ou cozido da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo”, exemplifica Gabriella. “Já os flocos devem ser consumidos, principalmente, no café da manhã (duas colheres de sopa por dia não interferem na dieta), acompanhando frutas, leite e iogurtes e até mesmo nas saladas. A farinha faz parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas. Para preparar o grão, a proporção é a mesma do arroz: duas xícaras de chá de água para cada xícara de chá de quinoa. Quando a água ferver, abaixe a temperatura, acrescente os temperos e os grãos, tampe a panela e deixe cozinhar por 12 a 15 minutos”, ensina.

Informações nutricionais(por 100 g do grão de quinoa cru)
Calorias: 347
Carboidratos: 60 g
Colesterol: 0 g
Gorduras: 5,7 g
Fibras: 5 g
Proteínas: 15 g
Vitaminas: C e E
Sais minerais: cálcio, ferro e magnésio

Sem comentários: