sexta-feira, 18 de junho de 2010

Alimentos que fazem você feliz!

Banana baixa a bola da ansiedade. Abacate garante uma boa noite de sono. Já as nozes aumentam a concentração e o tofu (quem diria!) põe fim ao desânimo. Depois de provar que alguns alimentos protegem o nosso organismo, mantendo as doenças à distância, especialistas prometem mostrar que certas comidas também influem intensamente nas nossas emoções. O segredo destes alimentos para potencializarem esta reação é porque têm na sua composição, substâncias que aumentam a libertação da serotonina, hormona neurotransmissora responsável pela sensação de prazer. Quer aproveitar esse lado dos alimentos? Conheça a "turma dos aliados que podem deixar você com o astral lá em cima". Para que desempenhem bem o seu papel, é claro que não adianta comê-los uma vez por mês: eles têm de entrar no seu menu/cardápio diariamente. 

Banana: a fruta é um carboidrato rico no aminoácido triptofano (cada 100g da banana contém em média 18mg de triptofano). Acontece que este aminoácido é uma substância precursora da serotonina, sem ela o organismo fica suscetível a males como depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade e mal humor. Também diminui a compulsividade e a fome.

Abacate: esta fruta rica em ácido fólico, vitamina B3 e potássio. O abacate também tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. A Vitamina B3 tem ação específica sobre o sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e garante efeito relaxante. 

Tofu: é o queijo à base de soja. Com muitos nutrientes, o tofu tem o dobro de proteínas do feijão e 45% menos calorias que o queijo minas. Importante fonte de magnésio mineral que atua na regulação do metabolismo cerebral e participa da metabolização de alguns aminoácidos. A falta de magnésio resulta em fadiga e deficiência de enzimas envolvidas na produção de energia.

Ômega 3: A relação de consumo desse ácido graxo e a felicidade está no aumento na produção dos receptores de neurotransmissores como: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular.

Gérmen de trigoé a parte mais nobre do trigo, que quando é refinado perde esta propriedade, e uma excelente fonte de todo aporte vitamínico do complexo B, atuando como calmante natural que diminui a irritabilidade e o nervosimo. Tem a vitamina B5 ou vitamina anti-estresse que atua na síntese da acetilcolina, conferindo melhor adequação dos impulsos nervosos e das funções cerebrais.



 Canelarica em polifenóis e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Assim, colabora para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio.


Lentilha: é fonte de proteínas vegetais e cálcio, contribuindo significativamente para a regulação da flora intestinal. O equilíbrio do cálcio e magnésio no organismo atua no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

Chá verde: o chá verde é rico em polifenóis, nutrientes antioxidantes que atacam os radicais livres das células cerebrais, que favorecem a sensação de bem-estar.


Sem comentários: